10. julho 2020

Ação social monta fogueira ecológica no Parque Parahyba 2

A utilização de fogueiras este ano está proibida nas áreas urbanas de todo o Estado, mas uma ação social irá “driblar” a medida. É que neste sábado, 27, será montada uma fogueira ecológica no Parque Parahyba 2, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Nazaré. Todo o material usado será reciclado e a montagem tem início por volta das 6h30 da manhã.

 

“É preciso repensar as atitudes sobre o meio ambiente e por boas práticas em defesa da sustentabilidade. Pensando nisso, vamos fazer uma fogueira ecológica com lixo reciclados e estamos convidando moradores do bairro para separar esse material reciclado em casa e levar para formar a fogueira. O material será destinado a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis”, explicou o presidente do Comitê Parque Parahyba.

 

Sem grandes eventos, catadores têm enfrentado dificuldades. Foto: Divulgação

 

A fogueira será destinada a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCARE-JP) e os organizadores ainda pedem doações de alimentos, já que neste período de pandemia muitos catadores estão com atividades paralisadas e o valor do quilo do lixo reciclado também caiu, trazendo prejuízos para os trabalhadores.

 

Como parte da ação de conscientização de cuidados com o meio ambiente, serão distribuídas 20 mudas de árvores a partir das 5h. São várias espécies, a exemplo de ipês amarelos, jatobá, algodão da praia e cajá. Tudo de forma gratuita.