12. julho 2020

Parque Linear Parahyba é ponto de encontro no Bessa

Um excelente local para passeio em família na região do Bessa em João Pessoa

Parque Linear Parahyba é ponto de encontro no Bessa

 

 

Inaugurado em março de 2017, o Parque Linear Parahyba logo se tornou um dos pontos de lazer mais importantes do bairro do Bessa. Mais que isso: da cidade de João Pessoa, já que pessoas de vários locais do município costumam frequentar o parque, além de turistas.

 

O local possui 150 mil metros quadrados, com calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas com playground e academias ao ar livre, bancos, ciclovia, estacionamentos, jogos, iluminação, ambiente sensitivo, entre outros. Inclusive, é comum receber uma vasta programação, com atividades esportivas, apresentações culturais, ações educativas para o meio ambiente e feiras de artesanato.

 

Além disso, vale destacar que o equipamento foi pensado para atender a todas as pessoas. Para isso, foi pensado para ter acessibilidade para os que possuem necessidades especiais, com piso intertravado, que, além de antiderrapante e conter sinalizador táctil, é impermeável e absorve as águas das chuvas; Conta ainda com 11 rampas de acessibilidade, 50 bancos, bicicletários e estacionamentos com vagas para idosos e cadeirantes. A ciclovia foi idealizada no contexto do parque, sendo espaço de lazer e contemplação, podendo o usuário utilizá-la para várias práticas recreativas e esportivas, tais como: skate, patins, patinetes etc.

 

Uma curiosidade: o Parque Linear Parahyba é localizado em uma zona de preservação ambiental e paisagismo e precisa ser conservado. Tanto que os próprios moradores dos arredores costumam cuidar do espaço e realizar ações voltadas para este sentido.

 

Áreas do Parque:

 

– Praça de Playground: A praça abriga diversos brinquedos para a criançada, tais como: 06 balanços, 06 gangorras, 01 arvorismo (composto por escorregas, escaladas e ponte), todos em madeira de eucalipto; 01 trenzinho em chapa de aço para as crianças tirarem fotos e 02 túneis em concreto com pintura temática infantil em grafite.

 

– Praça da Academia e Jogos: composta por 05 equipamentos de musculação – 02 pranchas de abdominais; 01escada de alongamento; 01 conjunto de barras paralelas baixas; 01 conjunto de barras triplas altas, e 05 conjuntos de mesas para jogos com espaço para cadeirantes.

 

– ParCão: É um Espaço Pet reservado para o treino de animais com 03 obstáculos de Agility como a rampa, a barra e o pneu para saltos.

 

– Praça Inclusiva: rojetado uma praça totalmente inclusiva, criada para despertar todos os sentidos das crianças com alguma deficiência ou necessidade especial, composta por 06 brinquedos acessíveis: 01 xilofone, 02 jogos de memória, 01 ábaco e 02 timões de navio.

 

– Áreas de Vivência (piquenique): Áreas reservadas com 10 conjuntos de mesas e bancos na areia para recreação dos usuários.